Probono

IPB participa de audiência pública sobre indulto 2023

No dia 20 de junho, o Instituto Pro Bono participou de uma audiência pública, realizada na Faculdade de Direito da USP, para discutir as propostas

probono

28.06.2023 13h46

IPB participa de audiência pública sobre indulto 2023

No dia 20 de junho, o Instituto Pro Bono participou de uma audiência pública, realizada na Faculdade de Direito da USP, para discutir as propostas para o decreto de indulto de 2023. As sugestões foram elaboradas coletivamente pela Defensoria Pública e por outras dezenas de organizações da sociedade civil e foram endereçadas ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, o CNPCP.

O indulto é concedido por meio de decreto pela Presidência da República e pode beneficiar grupos específicos de pessoas condenadas, que poderão ter sua pena extinta ou reduzida.

As propostas apresentadas buscam contemplar questões como superlotação carcerária, tortura e tratamentos desumanos, inclusão de dispositivos específicos para mulheres, pessoas idosas, indígenas, transgênero e pessoas submetidas à medida de segurança.

Também há uma seção específica sobre pena de multa — tema com o qual o IPB vem trabalhando desde 2019. A sugestão determina que o indulto alcance pessoas que devem a multa. Se incluída no decreto, a medida pode facilitar a retomada da vida em liberdade, uma vez que a dívida impossibilita a extinção da punibilidade e impede a regularização de documentos, como título de eleitor, assim como o acesso a alguns benefícios sociais.

Leia a proposta de indulto completa