Serviços jurídicos oferecidos pelo Instituto Pro Bono

Constituição de uma entidade sem fins lucrativos

O Instituto Pro Bono pode auxiliá-lo em todas as etapas do processo de formalização jurídica de uma entidade sem fins lucrativos

i) Elaboração e registro do estatuto social e da ata de fundação da associação em um cartório;

ii) Solicitação de CNPJ junto à Receita Federal

arrow icon

Obtenção de títulos e certificados para organizações do terceiro setor

O Instituto Pro Bono pode auxiliar a sua organização no processo de obtenção de títulos e certificações para entidades sem fins lucrativos:

i) OSCIP ;
ii) CEBAS ;
iii) Utilidade Pública

arrow icon

Apoio no atendimento jurídico ao público-alvo da organização:

Diversas organizações têm como sua principal forma de atuação o atendimento ao público. Nesses casos, o Instituto Pro Bono pode auxiliá-las na parte jurídica desse atendimento, disponibilizando advogados(as) voluntários(as) para orientarem o público a respeito de suas dúvidas jurídicas e também elaborarem materiais informativos sobre seus direitos, como cartilhas, vídeos ou palestras.

arrow icon

Atuação em litígio estratégico

Outra forma que o Instituto Pro Bono pode auxiliar uma organização na realização de sua missão e objetivos é fornecendo advogados(as) que possam oferecer apoio jurídico em iniciativas de litígio estratégico.

O Instituto Pro Bono pode contribuir de algumas formas para o litígio estratégico da sua organização:
i) Representação jurídica em casos emblemáticos;
ii) Ingresso em casos emblemáticos como amicus curiae;
iii) Elaboração de pesquisas e pareceres sobre temas jurídicos de interesse da organização.

arrow icon

Apoio no desenvolvimento de estratégia de advocacy da organização

Para além da estrutura jurídica da organização, o Instituto Pro Bono pode auxiliá-la também em questões relacionadas a sua missão e objetivos, como o apoio jurídico em sua estratégia de advocacy.

arrow icon

Auxílio na adequação da organização à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD):

O Instituto Pro Bono pode ajudar a organização a encontrar um(a) advogado(a) voluntário(a) para responder suas dúvidas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e auxiliá-la na implementação das medidas exigidas pela lei.
O Instituto Pro Bono, em parceria com o KLA – Koury Lopes Advogados e a Casa Hacker, organizou uma cartilha sobre a LGPD. Você pode acessá-la aqui.

arrow icon

Auxílio na elaboração e revisão de contratos da organização:

Ao firmar parcerias ou receber doações, a organização muitas vezes precisa formalizá-las por meio de um contrato. O Instituto Pro Bono pode auxiliá-la a redigir ou revisar esses contratos e outros documentos de natureza cível, como contrato de prestação de serviço ou de aluguel.

arrow icon

Defesa da organização em processos trabalhistas:

Além do auxílio consultivo na regularização trabalhista, o Instituto Pro Bono pode ajudar a organização a encontrar um(a) advogado(a) para defendê-la em ações ajuizadas por antigos empregados.

arrow icon

Assistência jurídica na regularização trabalhista da entidade

É muito comum que a organização tenha dúvidas sobre como deve proceder com a contratação de seus profissionais e o Instituto Pro Bono pode ajudá-la.

A organização pode escolher entre algumas modalidades de contratação, tendo sempre em mente as previsões legais, a fim de evitar a precarização de trabalhadores e eventuais riscos trabalhistas no futuro:

i) CLT.

ii) Microempreendedor individual (MEI).

iii) Autônomo.

iv) Voluntário.

arrow icon

Auxílio na regularização tributária da entidade

Muitas organizações têm dúvidas sobre como devem proceder em relação ao pagamento de impostos, além de possuírem interesse em obter a imunidade ou isenção no pagamento de tributos.

arrow icon

Auxílio jurídico na formalização de parcerias com o Poder Público

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) foi sancionado em 2015 e determina uma série de regras e processos para celebração de parcerias entre entidades da sociedade civil e o Poder Público, como termos de cooperação, fomento ou colaboração.

arrow icon

Inscrição em conselhos

É interessante que as OSCs estejam inscritas nos Conselhos Municipais ou Estaduais referentes aos seus objetivos e locais de atuação. Os Conselhos possuem um diálogo constante entre governo e sociedade civil.
A inscrição em um Conselho não equivale a um título ou certificação, mas abre portas para a participação da OSC no diálogo com o poder público.

arrow icon

Auxílio jurídico e acompanhamento no processo de registro de nome e marca da associação no INPI

Além do registro em cartório, a associação pode realizar o registro de seu nome também no INPI, assim como de marca e de domínio na internet.

arrow icon