Notícias

Ciclo Sankofa 2024: programa gratuito de mentorias acadêmicas exclusivo para pessoas negras e indígenas está com inscrições abertas

Em parceria com o Instituto Pro Bono, o Instituto Itéramãxe abriu inscrições para a segunda edição do “Ciclo Sankofa: uma primeira

probono

26.03.2024 16h13

Ciclo Sankofa 2024: programa gratuito de mentorias acadêmicas exclusivo para pessoas negras e indígenas está com inscrições abertas

Em parceria com o Instituto Pro Bono, o Instituto Itéramãxe abriu inscrições para a segunda edição do “Ciclo Sankofa: uma primeira aproximação com artigos acadêmicos”. Com encontros online que acontecerão entre os dias 27 de abril e 22 de junho, esta iniciativa oferece 100 vagas para mentorias acadêmicas gratuitas para pessoas negras (cis, trans e com deficiência), e indígenas.

As pessoas interessadas em ingressar na nova turma devem fazer a inscrição a partir do dia 29 de março até 12 de abril, no formulário. Alunos de graduação e pessoas já graduadas que queiram se aproximar da pesquisa acadêmica também podem se inscrever.

Os encontros iniciam às 9h30 e terão orientações  de como se dá o processo de pesquisa acadêmica, possibilitando também que cada participante desenvolva seu próprio artigo acadêmico. Durante a mentoria haverá aulas públicas abertas e encontros terapêuticos em grupo.

As 100  vagas ofertadas estão distribuídas nas seguintes proporções:

  • 25% pessoas negras do Direito
  • 25% pessoas negras de outras áreas
  • 25% pessoas indígenas (Direito ou outras áreas)
  • 25% pessoas trans negras (Direito ou outras áreas)

 

Cronograma de 2024:

Sobre a parceria

Fundado em 2019, o Instituto Itéramãxe acredita em universidades mais plurais, com diversidades de ideias e pesquisas a partir do ingresso de grupos ditos minoritários, compostos por pessoas negras, quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+ e com deficiência, que tiveram suas trajetórias na educação comprometidas pelas desigualdades estruturais.

O Ciclo Sankofa é uma iniciativa promovida pelo Instituto Itéramãxe e marca a segunda parceria coletiva com o Instituto Pro Bono. A primeira colaboração entre os Institutos iniciou no Conexão Negra, um projeto de combate ao racismo nos espaços de trabalho realizado em 2021 pelo Ministério Público do Trabalho e da Cáritas Brasileira, buscando promover a diversidade racial no campo profissional por meio de cursos nas áreas de Direito, Publicidade, Empresarial e Estético/cultural.

Mobilizando seus escritórios de advocacia parceiros, o Instituto Pro Bono organizou naquele ano um cronograma de aulas formativas sobre diversas áreas jurídicas, como direitos humanos, direito antidiscriminatório, além das disciplinas de Direito do trabalho, ambiental, administrativo, tributário, empresarial, penal, digital e também redação jurídica. Foram quatro meses de encontros virtuais ministrados por advogados especialistas nos temas.

Participaram do projeto em 2021 advogados dos escritórios Cescon Barrieu, Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados, KLA, Machado Meyer, Mattos Filho e TozziniFreire Advogados. Desta vez, com a conclusão do Conexão Negra, o Instituto Pro Bono dá continuidade às formações direcionadas para áreas de pesquisas acadêmicas, por meio desta segunda parceria com o Instituto Itéramãxe.

“Aceditamos que a extinção do conhecimento é uma forma do genocídio epistêmico. A ausencia de diversidade acadêmica mostra uma das facetas do racismo estrutural dentro do ambiente acadêmico, que limita o acesso de negras e negros às universidades e desconsidera seus conhecimentos produzidos. Desta maneira, o projeto procura enriquecer conhecimentos como forma de modificar esse panorama”, afirma Alessandra, coordenação Organizacional Geral do  Instituto Itéramãxe.

Mais informações no site (link do site)

Serviço:

Mentorias acadêmicas “Ciclo Sankofa: uma primeira aproximação com artigos acadêmicos”

Inscrições: 29 de março a 12 de abril, pelo formulário

Público-alvo: ‘pessoas negras (cis, trans e com deficiencia), e indígenas. , graduandas e graduadas em Direito e outras áreas. Participantes do Conexão Negra também poderão se inscrever para as mentorias coordenadas pelo coletivo.

Período dos encontros:  27 de abril e 22 de junho