Quem Somos Faça parte O que fazemos Novidades Contato Imprensa Doe


Os desafios do pro bono na América Latina: perspectivas debatidas na Conferência Pro Bono México

12.04.2018

No início de março, nós do Instituto Pro Bono participamos de uma conferência que reuniu diversos líderes latino-americanos e dos Estados Unidos, dos setores público e privado: a Conferência Pro Bono das Américas, que aconteceu na Cidade do México. Em pauta, os desafios do continente para a construção de estratégias de transformação de realidades político-sociais por meio da advocacia pro bono.

 

O que percebemos é que muito do que já fora discutido no Fórum Pro Bono da América Latina, que organizamos em São Paulo em 2016, o futuro e a expansão da advocacia pro bono, continua em pauta – o que demonstra a importância da aliança que temos construído e fortalecido entre as distintas iniciativas pro bono da América Latina.

 

A Cidade do México e suas proximidades sofreram muito com o terremoto de 2017. O desastre afetou grande parte da população e fez com que a comunidade jurídica mexicana se unisse para ajudar as vítimasPor isso, dois assuntos abordados na Conferência nos chamaram a atenção: o fortalecimento das organizações da sociedade civil na transformação do cenário político e a sustentabilidade das iniciativas pro bono, tanto da perspectiva econômica quanto da dos projetos e beneficiários. Também participamos discutimos sobre efetivação de direitos de minorias, como LGBTQs, imigrantes e refugiados. Por fim, foi uma emoção ver o lançamento dos parâmetros para a advocacia pro bono México, considerado um movimento que busca estabelecer as bases, motivos e considerações para padronizar o conceito de trabalho pro bono no México.

 

Há dois anos atrás, quando estivemos no México para conhecer as iniciativas pro bono que funcionavam por lá, não eram tantos os escritórios aliados. Desta últimva vez, não podíamos imaginar que tantos escritórios de advocacia estariam presentes no lançamento desses parâmetros para a advocacia pro bono México. Dá para perceber que muita coisa aconteceu desde então e houve muito movimento em torno da causa.

 

Enquanto isso, aqui no Brasil, seguimos sempre com novos projetos. A publicação do relatório de pesquisa sobre as iniciativas pro bono da América Latina que visitamos em 2016 está prestes a ser publicada. Também logramos a publicação de dois livros em espanhol, feitos em parceria com a Universidad de Los Andes. Sabemos que há muito trabalho pela frente, mas é com essa energia e disposição que seguimos nos aproximando de diversas iniciativas pro bono não só da América Latina, mas de todo o mundo. Mesmo vivendo uma história distinta em relação à advocacia pro bono, que sofreu restrições por tanto tempo, seguimos nossa trajetória, buscando transformar essa visão da advocacia para que ela seja um mecanismo de acesso à justiça não só de poucos, mas de todos.

 

Foi realmente gratificante ver todas as iniciativas reunidas no México, discutindo juntas esse tema tão importante e que suscita tanto debate: o acesso à justiça. Esperamos que esse seja um dos muitos encontros que vêm pela frente e que assim possamos transformar realidade em que viemos.

Amicus Pro Bono

AURUM

ARGENTUM

CUPRUM

Parceiros