Quem Somos Faça parte O que fazemos Novidades Contato Imprensa Doe


Vaga de estágio no projeto Audiências de custódia

12.09.2017

Organização: Instituto Pro Bono (Av. Paulista, 575, 19º andar - São Paulo)
Carga horária: 20 horas/semana    
Bolsa-auxílio: R$ 1.300,00 (bolsa-auxílio compatível com o ano de graduação)
Benefícios: vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida
Início imediato
Prazo para candidatura:
24/09/2017

 

S        Sobre o Instituto Pro Bono

Fundado em 2001, o Instituto Pro Bono exista para promover o direito de acesso à justiça de populações vulneráveis e organizações da sociedade civil, por meio do estímulo à advocacia voluntária e intercâmbio de conhecimentos jurídicos.

 

A área de Projetos do Instituto Pro Bono

Atuamos oferecendo atendimento jurídico gratuito a organizações sociais sem fins lucrativos, realizando plantões de assessoria jurídica a comunidades vulneráveis e, recentemente, iniciamos o Projeto Audiência de Custódia, no qual advogadas/os voluntárias/os realizam uma defesa criminal efetiva nas audiências de custódia em Itapecerica da Serra. Além disso, atuamosjunto a advogados, bacharéis em direito, estudantes, escritórios e outros atores para disseminar uma cultura de promoção da igualdade de acesso à justiça no país. 

 

O Projeto Audiência de Custódia

A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, ratificada pelo Brasil em 1992, prevê em seu artigo 7.5 que toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada pela lei a exercer funções judiciais e tem direito a ser julgada dentro de um prazo razoável ou a ser posta em liberdade, sem prejuízo de que prossiga o processo. 

Em dezembro de 2015, com a aprovação da Resolução 213/2015 que dispõe sobre a apresentação de toda pessoa presa à autoridade judicial no prazo de 24 horas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) avançou no cumprimento dessa obrigação internacional. Nesta mesma oportunidade, o CNJ determinou que os Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais implementem a audiência de custódia no âmbito de suas respectivas jurisdições.

Nessa audiência, mulheres e homens presos em flagrante são ouvidos pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública ou o advogado, devendo ser analisada a legalidade, a necessidade e o cabimento da prisão ou aplicação de medidas cautelares alternativas ao cárcere. Além disso, a audiência de custódia deve possibilitar a prevenção e apuração de casos de tortura e maus tratos. 

Em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Instituto Pro Bono iniciou sua atuação nas audiências de custódia por meio de advogadas voluntárias e advogados voluntários em Itapecerica da Serra. Para além da realização das audiências, os advogados e advogadas voluntários atuam também na redação de habeas corpus em caso de decretação de prisão preventiva. 

 

Principais atribuições do cargo 

• Acompanhamento e auxílio no Projeto Audiência de Custódia, acompanhando as audiências às terças e quintas-feiras pela manhã em datas específicas;

• Auxílio nas atividades operacionais referentes ao projeto (registro e cópia de processos, confirmação da participação de advogadas/os do projeto e organização da logística de transporte, preenchimento de banco de dados etc.);

• Pesquisa e sistematização de conteúdo para elaboração de relatórios de atividades, cartilhas e manuais;  

• Auxílio na elaboração de da pesquisa sobre o andamento das audiências de custódia; 

• Auxílio em atividades referentes a eventos previstos no decorrer do projeto. 

 

Perfil esperado

• Estudante de graduação em Direito (preferencialmente a partir do 5º semestre);

• Conhecimentos em Direito Penal e Processo Penal (desejável); 

• Profissional organizado

• Excelente comunicação oral e escrita;

• Conhecimento do pacote Office;

• Inglês avançado (desejável);

• Interesse em atuar com direitos humanos e justiça criminal 

 

Como se candidatar

Interessados e interessadas devem enviar sua inscrição por meio do formulário (clique aqui)

 

O Instituto Pro Bono adota políticas de ação afirmativa. Por favor, indique em sua candidatura se você se considera como potencial beneficiário ou beneficiária.

 

Inscrições até 24 de setembro de 2017

Amicus Pro Bono

PLATINUM

AURUM

ARGENTUM

CUPRUM

Parceiros

Financiadores